Adequação à LGPD e o setor de varejo

17/10/2022

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em pleno vigor, com aplicação de sanções administrativas desde setembro do ano passado. A adequação das empresas é essencial para garantia de segurança jurídica. E no setor de varejo: quais são os principais cuidados que devem ser tomados?

No segmento varejista, o contato constante com clientes e fornecedores é fundamental para a boa condução de negócios. O primeiro passo para a correta adequação do tratamento de dados pessoais é mapeamento dos principais setores que se utilizam das informações como marketing, atendimento ao cliente, comercial, financeiro e de tecnologia da informação (TI). É a partir desse mapeamento que podem ser geradas rotinas e procedimentos de gestão e coleta de dados de forma transparente e conforme a previsão legal.

Ainda, a indicação de “Data Protection Officer” (DPO), profissional destinado ao atendimento e compliance à LGPD, é obrigatória e fomenta o aprimoramento da cultura de conformidade dentro das empresas.

A adequação à LGPD é uma via de mão dupla às empresas: apesar de exigir direcionamento de gastos e novas obrigações garante, em uma sociedade em que o tema está cada vez mais em evidência, o bom relacionamento e confiança dos clientes e colaboradores, ressaltando a credibilidade das empresas no segmento do varejo.