Fundos imobiliários e impactos nas perdas de aluguéis de varejistas

15/03/2023

A crise econômica enfrentada pelo setor varejista brasileiro vem impactando diretamente o setor de fundos imobiliários.

Em síntese, o número de investidores em fundos imobiliários cresceu com a queda da taxa Selic. De 2018 para 2022, o número de investidores cresceu 950%, atingindo quase 2 milhões, conforme revelou a XP.

Contudo, diante da crise econômica vivenciada por empresas como Americanas, Marisa e Tok&Stok, a expectativa é que os fundos imobiliários sofram uma queda no pagamento de dividendos. Isso porque diversos fundos tinham como principal parte da receita o recebimento de aluguéis que eram pagos por estas empresas.

Como exemplo de fundos afetados, destaca-se o Max Retail, gerido pelo BTG Pactual, que possui 34% da receita vinda de aluguéis que eram pagos pela Americanas.

Apesar da instabilidade do cenário atual, analistas aconselham o investidor a rever seus investimentos, analisando os imóveis de cada fundo imobiliário para estimar o real impacto.