Governo Federal planeja lançamento de fundo de investimento imobiliário

18/01/2022

Com cerca de 400 bilhões de reais em patrimônio imobiliário federal sem uso no país, o Governo Federal prepara o lançamento de seus primeiros fundos de investimento imobiliário, com um terreno em Florianópolis e um aeroporto em Belo Horizonte, na tentativa de dar uma solução mais célere para a venda de seus imóveis e promover o desenvolvimento urbanístico sustentável e planejado das áreas, evitando a expansão urbana desordenada.

A ideia da Secretaria de Desestatização do Ministério da Economia é agrupar imóveis em um mesmo pacote com valores iniciais que variam de 300 a 500 milhões de reais e disponibilizar para os Fundos imobiliários de investimentos, via pregão na B3.

Em 2021, já foram disponibilizados para os FIIs 237 imóveis, que aguardam a definição da alocação: já foram identificados 61 gestores, com fundos imobiliários com ativos de pelo menos 500 milhões.