Os principais impactos da LGPD nas operações das empresas

02/09/2022

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a vigorar em setembro de 2020, impactou diretamente a atividade empresarial e o mercado da utilização de dados pessoais no Brasil.

Através da imposição de uma série de regras, parâmetros e condições para a coleta e uso de dados pessoais pelas empresas brasileiras, os estabelecimentos devem direcionar uma atenção singular em diversos pontos de impacto.

O primeiro deles diz respeito as relações comerciais e de consumo. Considerando-se as empresas com bases de dados já consolidadas, pode haver a necessidade de se buscar um novo consentimento, a fim de adequar a empresa às novas disposições, além de trazer mais transparência e segurança aos usuários.
Outro ponto importante é a fixação de penalidade pelo descumprimento da lei, que pode impactar diretamente a regularidade financeira da empresa.

Como as multas podem chegar até 2% do faturamento da empresa, limitado a R$ 50 milhões por infração cometida, é de suma importância que as empresas estejam em conformidade com a legislação, garantindo a saúde financeira da organização, bem como a preservação da imagem e da credibilidade da empresa.

Por fim, podemos citar o impacto da lei no monitoramento das informações, que deverá passar por uma reestruturação, com novos treinamentos para os profissionais de TI, a fim de garantir a efetividade dos procedimentos impostos.